Desde que viemos morar na Holanda, recebo constantemente muitas dúvidas sobre o assunto. Gente querendo saber como morar aqui, como alugar apartamento, qual é o custo de vida, como arrumar trabalho e por aí vai. Por isso, decidi reunir nesse post as questões mais frequentes e que podem ajudar vocês nesse processo de mudança para esse país incrível.

COMO VIEMOS MORAR NA HOLANDA?

Bom, o João, meu marido, é brasileiro, mas tem cidadania italiana. Essa cidadania permite que ele more em qualquer país da união europeia. E, como sou esposa dele, também tenho o mesmo direito. E é assim que conseguimos morar aqui.

PRECISA SER CASADO? QUAL MEU TIPO DE VISTO?

O João não tem nenhum tipo de visto porque ele é cidadão europeu, então o passaporte e identidade italianos são suficientes. Já eu, que não tenho cidadania, precisei fazer um visto especial para ficar aqui. Meu visto é do tipo “parceiro de cidadão europeu” e tem validade por 5 anos (após esse período, eu faço a renovação). Para ter esse visto, você não precisa ser casado com seu parceiro que tem a cidadania europeia, mas saiba que vai ter que comprovar que o relacionamento é real quando for na imigração holandesa. Nesse site você encontra informações oficiais sobre o visto de parceiro.

QUAIS DOCUMENTOS FORAM NECESSÁRIOS PARA CONSEGUIR O MEU VISTO?

Quando fomos na imigração pedir o meu visto, levamos todos os nossos documentos (certidão de casamento e nascimento) traduzidos e juramentados para o Holandês. Além disso, o João precisou comprovar que tinha condições de me manter aqui, já que ele é tipo meu “patrocinador”. Como ele já tinha o emprego, levamos o contrato de trabalho e também mostramos nossa conta bancária com o salário dele. Também já havíamos alugado um apartamento e levamos com a gente o contrato de aluguel.

*Veja aqui como agendar e aplicar para o visto. Se tiver dúvidas quanto aos documentos – ou qualquer outra coisa -, ligue para o telefone indicado no site.

O VISTO SAI NA HORA? QUANTO TEMPO LEVA?

O visto não sai exatamente na hora. A imigração holandesa tem até 6 meses para decidir se você terá o direito de ganhar seu visto permanente – com validade de 5 anos – e, durante esse período de espera, você ganha um visto provisório com validade de 6 meses. Esse visto te dá os mesmos direitos do visto permanente (sim, você PODE trabalhar). Depois de 3 meses, recebi o aviso de que minha permanência aqui havia sido aprovada e fui retirar meu visto (que é um cartãozinho rosa muito bonitinho por sinal). Ele vai ser sua identidade na Holanda.

E COMO O JOÃO CONSEGUIU A CIDADANIA ITALIANA?

É só você acessar esse link e vai ver todas as informações completas sobre o processo de cidadania italiana. Boa sorte e espero que consiga a sua!

O QUE É BSN E POR QUE PRECISO DELE?

O BSN é tipo o RG holandês. É com ele que você vai abrir conta em banco, ter seguro saúde, alugar um apartamento e por aí vai. Se você tem cidadania europeia e quer saber como fazer o seu BSN – processo que pode ser meio confuso – dá uma olhada nesse link que a gente te explica tudo.

COMO ALUGAR UMA CASA/APARTAMENTO NA HOLANDA?

Do mesmo jeito que se faz no Brasil. Pesquisando, procurando, agendando horário de visita e indo visitar. O processo é simples, mas não é tão fácil, afinal, aqui tem mais gente querendo alugar do que apartamentos disponíveis. Mas no final tudo sempre dá certo. Use os sites Funda e Pararius para ter uma noção de como são os apartamentos por aqui e os preços. Você consegue achar apartamentos de todos os tipos por todos os preços, tudo depende do que você quer e pode pagar. Quanto mais para o centro de Amsterdam, por exemplo, mais caro vai ficar. Para conseguir alugar, a imobiliária normalmente pede um contrato de trabalho e um depósito antecipado (que pode ser algumas vezes o valor do aluguel).

QUANTO CUSTA VIVER NA HOLANDA?

Pode custar muito ou pouco, como em qualquer lugar. É muito relativo. Para estimar o valor do aluguel, é só olhar os sites que indiquei aqui em cima. Para saber quanto vai gastar de comida, por exemplo, basta olhar os sites de supermercados daqui, como Albert Heijn e Vomar. O valor de água e energia vai depender do lugar que você mora e do tipo de contrato que você tem (as vezes você pode alugar um apartamento com tudo incluso no valor do aluguel). O quanto você vai gastar com transporte público depende do quanto você pretende usar ele (lembrando que aqui na Holanda dá pra fazer tudo de bicicleta). Dá uma olhada nesse vídeo para ter uma ideia melhor.

PRECISA FALAR HOLANDÊS PARA MORAR NA HOLANDA?

Não necessariamente. Se o seu trabalho não exigir que você fale holandês, então você não vai precisar aprender. O que você PRECISA saber falar é INGLÊS. Aqui a grande maioria da população fala inlgês e essa vai ser sua forma de se comunicar. E eu adianto: é mais fácil aprender inglês do que holandês. No dia a dia é bem fácil de se virar sem falar holandês, mas ainda assim é importante ter o tradutor no celular com você.

COMO É A SAÚDE NA HOLANDA?

A saúde aqui é completamente diferente da do Brasil. Do início ao fim. Você tem um médico de família (clínico geral) e é com ele que serão suas consultas, independente do que você estiver sentindo. Se houver a necessidade, ele vai te encaminhar para um especialista, caso contrário, ele quem vai te tratar. Normalmente, eles não te dão milhões de remédios e indicam paracetamol e ibuprofeno para muitas coisas. Os brasileiros costumam reclamar desse sistema, porque não conseguem consultas/exames/remédios tão facilmente. Minhas experiências até agora foram bastante positivas e não tenho do que reclamar, mas indico que você busque por histórias de outras pessoas para saber o que pode acontecer. Dá uma olhada nesse site que tem todas as informações, inclusive sobre seguro saúde, que é obrigatório ter para viver aqui.

COMO ESTUDAR NA HOLANDA?

Já que não tive a experiência de estudar aqui, indico que você olhe esse link com TODAS as informações sobre o assunto.

O QUE DEVO DIZER NA IMIGRAÇÃO QUANDO CHEGAR NA HOLANDA (para morar)?

Se você tem passaporte europeu, você não precisa dizer nada. Normalmente eles só olham o passaporte e você segue em frente. Se você está chegando na Holanda pela primeira vez com seu passaporte brasileiro, eles vão entender que você é turista e, sendo assim, provavelmente te farão perguntas. Quando eu vim pela primeira vez funcionou assim: eu tinha passagem de volta para o Brasil (como turista você tem que ter passagem de volta, independente se vai morar no país, porque você ainda não é residente), tinha uma carta convite dos meus primos indicando que eu iria ficar na casa deles (caso você vá ficar em hotel, é só ter consigo a reserva com data de entrada e saída) e o seguro viagem. Ele me perguntou o que eu iria fazer em Amsterdam e eu respondi que estava ali a turismo. Ele olhou meu passaporte, olhou pra mim e disse que estava tudo ok.

Agora que sou residente, sempre que vamos viajar eu mostro meu passaporte brasileiro e o visto. Tudo dá certo.

POSSO DIRIGIR NA HOLANDA COM MINHA CARTEIRA DE MOTORISTA DO BRASIL?

Sim, por 6 meses sua carteira será valida aqui (confira esse link). Após esse período, você deverá tirar a carteira holandesa (fazer autoescola de novo) ou trocar a sua carteira brasileira pela holandesa. Para saber como fazer a troca, acesse esse link.

COMO MORAR NA HOLANDA SEM SER CIDADÃO EUROPEU OU PARCEIRO?

No site da Imigração Holandesa você vai encontrar todas as informações sobre vistos e processos.

COMO CONSEGUIR TRABALHO NA HOLANDA? E O SALÁRIO?

Eu e o João fizemos um vídeo só falando sobre isso. Ele contou mais sobre o trabalho dele, como conseguiu, salário e deu várias dicas para conseguir trabalho na Holanda. Confere aqui!

Tudo o que escrevi aqui foi pensado com base na nossa experiência. Por isso, indico de verdade que você acesse o site IND e I Amsterdam para informações oficiais e completas.

E se você quiser saber como é o dia a dia aqui na Holanda, como são os mercados, conhecer mais da cultura do país e algumas cidades, passa no meu canal e confere os vlogs diários que faço por lá.

Espero que eu tenha conseguido te ajudar. Se ainda ficou com alguma dúvida, deixa aqui nos comentários e vamos falando!

 

Total
1
Shares

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*