Outubro rosa e o câncer de mama

Olá gente, tudo bem?

O post de hoje é muito muito muito importante. Como 90% do público que acessa o blog é de mulheres, é minha obrigação falar desse assunto que é tão sério e que às vezes é deixado de lado por quem pensa que “isso nunca vai acontecer comigo”.

Hoje vamos falar um pouquinho sobre o câncer de mama e das maneiras de prevenir e ter um diagnóstico rápido da doença.

imagem1

Primeiro: o que é o câncer? O câncer se caracteriza por um rápido e desordenado crescimento de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células acabam sendo muito agressivas e incontroláveis, o que acaba determinando a formação de tumores malignos (câncer) que pode ser espalhar para outras regiões do corpo.

Como diz o nome, o câncer de mama afeta as mamas e é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Esse tipo de câncer é relativamente raro antes dos 35 anos anos, mas acima dessa idade a probabilidade de tê-lo cresce de forma rápida e progressiva. Ah, também é importante lembrar que nem todo tumor na mama é maligno, ok?!

Como prevenir: em casa, você pode, na frente do espelho, apalpar suas mamas de forma que consiga sentir se existe algum tipo de carocinho na região. Se você sentir vá correndo na ginecologista providenciar os exames para saber o que, de fato, é esse caroço. É importante falar que os tumores malignos, quando estão em fase inicial, são pequenos demais pra serem detectados em casa, por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos. QUANDO DIAGNOSTICADO E TRATADO NA FASE INICIAL – nódulo menor que 1cm – AS CHANCES DE CURA CHEGAM A 95%! 

imagem2

O câncer de mama não tem uma causa única. Se você tem casos de familiares próximos que tiveram o câncer, se você menstruou cedo demais (antes dos 11 anos), teve menopausa tardia (última menstruação após os 55 anos), nunca engravidou ou teve o primeiro filho depois dos 30 anos, você fica mais vulnerável. E claro: se tiver uma alimentação ruim, excesso de peso e ingerir muito álcool você também pode ter o câncer.

Ainda não inventaram um exame mágico que adivinha se você vai ter o câncer ou não, por isso: FAÇA MAMOGRAFIAS 1X POR ANO (se você tiver a partir de 40 anos – o que não impede que você, que tem menos de 40, também faça o exame), TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, PRATIQUE EXERCÍCIOS, CUIDE DA SUA SAÚDE E SE EXAMINE EM CASA!

Essa doença é devastadora, mas pode ser combatida e vencida. Por isso se cuidem, ok?! Se cuidem sempre, saúde em primeiro lugar!

Ah, e não é porque você ainda não chegou nos 30 ou nos 40 que não precisa se cuidar. Se você se cuidar desde cedo, as chances de desenvolver o câncer são menores! #ficadica

Se alguma de vocês já conviveu de alguma forma com essa doença, conte aqui nos comentários. Divida sua experiência, dê dicas e vamos informar o maior número de pessoas sobre essa doença e as formas de prevenção.

Beijos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *